Por Tayla Sanchez
A primeira conferência sobre água em quase 50 anos!
Um recurso natural que precisa ser preservado a fim de evitar que todos os ecossistemas do mundo sejam prejudicados por sua falta. Sim, a água garante a umidade do ar, abastece os lençóis freáticos, conserva as florestas, gera energia e preserva a saúde de todos os seres vivos do nosso planeta. Por isso, a cidade de Nova York recebeu a Conferência da ONU sobre Água, para falar da importância de lutar pela preservação desse recurso.
O relatório lançado pela Unesco na abertura da Conferência aponta que 46% da população mundial sofre com a falta de água potável. Até 2050, o número deve chegar a 2,4 bilhões de pessoas! Muitas fontes estão ficando poluídas, deixando diversos ecossistemas desaparecerem, além da intensificação das inundações e secas em todo o mundo. As mudanças climáticas também prejudicam o ciclo da água, já que este está diretamente ligado ao clima. Estamos na Década da Água e essa Conferência faz parte da Revisão de Meio Termo, que busca a implementação da ação "Água para o Desenvolvimento Sustentável 2018-2028”.
A Conferência aconteceu entre os dias 22 e 24 de março de 2023, com presença de grandes líderes globais, a fim de garantir que os países estão todos caminhando para o mesmo lado, visando a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais. Os objetivos desse encontro foram a conscientização do uso da água sobre a crise global, além de ações conjuntas para alcançar os ODS da Agenda 2030, que estão atrasados. Desta forma, o processo de implementação de ODS 6 (Água e Saneamento) será crucial para alcançar os demais, relacionados à saúde, alimentação, educação, clima, meio ambiente, igualdade de gênero e subsistência.
Esses resultados serão cobrados ao longo do ano e sofrerão impactos na COP 28, que discutirá, dentre outros temas, a importância global para Agenda da Água, a fim de alcançarmos a meta de Adaptação e Balanço Global – implementado pelo acordo de Paris.
Sobre a autora:
Tayla Sanchez é jornalista e membra da Liga das Mulheres pelo Oceano, onde colabora com a produção e divulgação de conteúdo sobre assuntos relevantes à conservação do oceano.
Comments