top of page
  • Foto do escritorPaulina Chamorro

Nota de posicionamento - Eleições 2022



A Liga das Mulheres pelo Oceano surgiu para unir, fortalecer e emancipar as mulheres que lutam, sobrevivem, vivem, pesquisam e trabalham pela conservação do oceano. E nessas desafiadoras eleições, para além da nossa luta pelo meio ambiente, temos que defender a nossa democracia, uma conquista da sociedade brasileira que garante direitos e liberdades a todas as pessoas, reafirmando valores de diálogo e transparência. É hora de dizer NÃO ao autoritarismo, ao desrespeito e descaso às instituições, à violência, ao racismo, à homofobia, à desigualdade e à misoginia.


É hora de dizer SIM ao respeito aos direitos humanos, ao meio ambiente, à diversidade, à igualdade e à paz.

A Liga das Mulheres pelo Oceano, desde a sua fundação, definiu-se como um movimento de mulheres, político, porém apartidário. E isso não irá mudar. No entanto, o atual momento nos exige coragem. Coragem para reconhecer a nossa missão, e a partir dela definir os limites do aceitável para a manutenção de uma sociedade mais justa e paritária. E nesse sentido, vislumbramos apenas uma opção que possa garantir a liberdade democrática de pensamento.


Nosso pensamento é crítico e por isso seguiremos atentas, monitorando e cobrando participação, melhores políticas públicas, um oceano mais limpo e sustentável. Mas, esse diálogo só é possível em um governo aberto, transparente e democrático.

Nós, mulheres, temos um papel fundamental e decisivo no processo político. Somos mais da metade da população brasileira e temos que exercer nosso direito de cidadãs comparecendo às urnas para votar no que acreditamos ser o melhor para nosso país. Continuaremos trabalhando incansavelmente para termos nossos direitos igualitários e, porque não, desejos, representados.



*esta nota de posicionamento foi escrita pelo conselho e secretaria-executiva da Liga das Mulheres pelo Oceano, reafirmando a missão e os valores do movimento dentro de um estado democrático de direito, e não necessariamente reflete a opinião das mais de 2500 mulheres inscritas no movimento.

50 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page