Projeto
Sem o Azul a Conta não Fecha
2022
Os ecossistemas marinhos e costeiros, quando conservados, absorvem mais gases de efeito estufa do que os ecossistemas terrestres. Quando degradados ou destruídos, estes ecossistemas tornam-se fontes de gases de efeito estufa e sua função como armazenamento de carbono diminui, aumentando a crise climática.
Para atingir a meta carbono-zero, é crucial considerar a proteção e restauração do oceano nas políticas de mitigação das mudanças climáticas. O oceano deve ser considerado no enfrentamento à emergência climática, caso contrário “a conta não fecha”.
Com este projeto, vamos levar a importância do oceano aos governos estaduais brasileiros já comprometidos com o enfrentamento à crise climática e a sociedade civil já ligada à causa do clima.
Linhas de atuação
Incidência
Pesquisa e produção de materiais de apoio à elaboração de políticas públicas estaduais
Mobilização pública
Campanha digital temática
O Centro Brasil no Clima (CBC) e a Liga das Mulheres pelo Oceano realizam o evento “Sem o Azul, a conta não fecha: inclusão do oceano nas políticas públicas climáticas brasileiras”, para discutir políticas e estratégias para governos estaduais reduzirem a emissão de gases de efeito estufa, reconhecendo o papel do oceano no combate às mudanças climáticas.
Neste debate, contamos com a presença das equipes de Meio Ambiente dos governos estaduais de Pernambuco, Ceará, São Paulo e Santa Catarina, além de Simone Pszczol, do Centro Brasil no Clima (CBC) e do Instituto Brasileiro de Biodiversidade (BrBio), e Leandra Gonçalves, da Universidade Federal de São Paulo e da Liga das Mulheres pelo Oceano.