top of page

Mulheres Negras

Grupo de Trabaho

gt_mulheres_negrasjpg.jpg

O Grupo de Trabalho das Mulheres Negras da Liga foi criado em Abril de 2023, fruto de um desejo antigo da Liga, colocado em prática por Bárbara Pinheiro (membro da secretaria executiva, do GT Década do Oceano e coordenadora do GT Mulheres Negras)!


É um grupo comprometido com a promoção da igualdade racial, étnica, de gênero e a conservação dos ecossistemas oceânicos. Seu objetivo principal é criar um espaço de união, compartilhamento, aprendizado e ação para mulheres negras que compartilham o interesse pela preservação do oceano e pela justiça social, sejam elas de quaisquer setores da sociedade, sem distinção.


O grupo visa promover discussões, ações e projetos que abordem temas relacionados à justiça ambiental, racismo ambiental, étnico, de gênero, e suas relações com o oceano e a zona costeira.

Objetivos

Conscientização

Educar e conscientizar sobre a intersecção entre questões raciais, de gênero e ambientais, com foco na conservação do oceano e ecossistemas costeiros.

Advocacy

Realizar atividades de advocacy e sensibilização para promover mudanças sociais, políticas e ambientais

Desenvolvimento

Fomentar o desenvolvimento pessoal e profissional das integrantes, promovendo o compartilhamento de conhecimentos e experiências

Mobilização

Mobilizar e engajar para que mais mulheres negras integrem o grupo de trabalho e se conectem

Produtos

Alguns dos produtos gerados pelo grupo e com participação das nossas integrantes:
 

  • Palestra ministrada pela coordenadora do GT, Dra. Barbara Pinheiro durante o Congresso Brasileiro de Oceanografia de 2023 em Recife, intitulada: “Navegando pelos Desafios da Diversidade na Oceanografia: A maré está virando!?”

  • Texto para Blog da Liga: Novembro Negro

  • Proposta de projeto do Podcast Contos de Inaê - enviada para o Instituto Serrapilheira;

GT Mulheres Negras composição.png

Imagem com as fotos das integrantes mais atuantes no GT de mulheres negras e a distribuição de acordo com a regiao que elas moram.

São 35 mulheres inscritas no GT, que se conectam virtualmente de várias regiões do Brasil e outros países. As integrantes se encontram mensalmente.

 

Este video, traz depoimentos de integrantes que aceitaram compartilhar quais as suas principais motivações para fazer parte do GT.

 

Caso você se declare uma mulher negra (preta, parda ou afroamazônida) e queira fazer parte do nosso GT é só preencher o formulário a seguir:

Coordenadora

Barbara Pinheiro

Coordenação:

2023 - atual

bottom of page