• Colaboradoras da Liga

01/12 Dia Internacional PARE a Captura Acidental



MUNDO JOGA FORA 40% DO QUE PESCA!


“Dia Internacional PARE a Captura Acidental" (International Stop ByCatch Day).


Este dia foi idealizado pelo VIVA Instituto Verde Azul, para conscientizar especialistas, estudantes, pescadores, órgãos públicos, políticos e a população em geral sobre o grande impacto que os animais marinhos sofrem com a captura acidental. Nós humanos precisamos saber e ter consciência da matança que está por trás dos peixes e frutos do mar que consumimos...

A Captura Acidental ("ByCatch") é a captura não intencional em redes ou equipamentos de pesca de animais não alvos da pesca. Mais de 1 milhão de animais marinhos morrem anualmente em equipamento de pesca acidentalmente.


A comissão dos Oceanos dos Estados Unidos declarou em 2005 o bycatch como a maior ameaça aos mamíferos aquáticos no mundo (Young and Ludicello 2007), e para agravar este problema, somente uma pequena parte dos “bycatches” são de fato registrados. Cerca de 640 mil toneladas de petrechos de pesca são perdidas ou abandonadas no mar todos os anos se tornando redes fantasmas (Macfadyen et al. 2009).


Pela perspectiva do bem estar animal, os emalhes das baleias são indiscutivelmente uma das piores formas de mortalidade causada por seres humanos aos animais selvagens (Cassof et al 2011). Os animais podem morrer afogados, pois presos não conseguem subir à superfície para respirar, também sofrem lacerações devido aos cabos pesados que rebocam, infecções, e podem morrer de fome, pois não conseguem se alimentar de forma eficaz (International Whaling Commission 2019).


Estima-se que 40% de toda pesca é bycatch (Keledjian et al 2014), Baleias, golfinhos, focas, tartarugas, raias, tubarões, aves marinhas, peixes e invertebrados capturados acidentalmente e descartados... Para cada quilo de camarão capturado, são capturados outros 21 kg de fauna acompanhante (Aish et al. 2003).Vidas desperdiçadas!


Uma espécie de golfinho, chamada ”Toninha” (Pontoporia blainvillei) que ocorre somente nas águas do sudeste-sul do Brasil até a região norte da Peninsula Valdes na Argentina, está criticamente em perigo de extinção, por causa do bycatch... Se nada for feito devem se extinguir... Outras 23 espécies de cetáceos também estão ameaçadas pelo bycatch ao redor do mundo.


Também cerca de 300 mil aves marinhas morrem anualmente por bycatch, entre esses 100 mil são albatrozes, morre 1 albatroz a cada 5 minutos! Estima-se que 100 mil tartarugas são capturas em artefatos pesqueiros por ano...Cerca de 640 mil toneladas de petrechos de pesca são perdidas no mar todos os anos se tornando redes fantasmas (Macfadyen et al. 2009).


O “Dia Internacional PARE a Captura Acidental" , que acontece desde 2018 no Brasil e do mundo com palestras, mesas redondas, rodas de conversa, exposições fotográficas, teatro, atividades lúdicas para crianças entre outras ações, esse ano devido a pandemia de COVID, ganhou um formato diferente, através das de encontros on-line.


O distanciamento social acabou unindo ainda mais (grandes e pequenas) Instituições, ONGs, Universidades, escolas, grupos de pessoas que juntas, formam mais de 40 grupos!

@vivaverdeazul

@institutoaustralis

@projeto30reis

@aquariodeperuibe

@institutoargonauta

@grupo_ecologia_humana

@mares_oceano

@institutobotocinza

@projetobaleiajubarte

@projetotoninhas

@lamaq_ufsc

@projetoalbatroz

@brbio

@eco360.imagery

@amigosdajubarte

@seashepherdbrasil

@projetocemar

@ecoicaraizinho

@institutomamiraua

@mantasdobrasil

@ecosurfoficial

@projeto.amar.ba

@protecaoanimalmundial

@instituto_aqualie

@institutomar

@eaibicho

@ipecpesquisas

@institutogremar

@coimbraanimalsave

@mocanperuibe

@combemperuibe

@ecophalt

@amapipaong

@projetoaruana

@vozesdoplaneta.podcast

@laboratoriodezoologia

@mar_sem_lixo

@aquamar_

@projetobaleiaavista

@ligadasmulherespelooceano

@cavalosmarinhosrj

@gpmai_uesc

Com informações do Viva Instituto Verde Azul

11 visualizações0 comentário
  • Instagram
  • Facebook ícone social

© 2020 por mahina design

& bloom