GT Década faz pausa estratégica para somar forças ao GT COP30 no mapeamento de iniciativas lideradas por mulheres nos territórios costeiros
- Colaboradoras da Liga

- 3 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
Por Elisa Homem de Mello
Em um gesto de colaboração que simboliza o verdadeiro espírito de rede, o Grupo de Trabalho Década do Oceano (GT Década) realizou uma pausa estratégica em suas atividades e webinários para unir esforços ao GT COP30, ambos conduzido pela Liga das Mulheres pelo Oceano.
Após duas edições bem-sucedidas de webinários que vinham promovendo o diálogo entre ciência oceânica, movimentos sociais, gênero e políticas públicas, o GT Década decidiu direcionar temporariamente sua energia e capacidade técnica ao mapeamento nacional de iniciativas lideradas por mulheres em territórios costeiros, ação essencial para a construção do documento-base do GT COP30.
Em 2025, com a COP30 em Belém (PA), a Liga tem papel central na articulação entre oceano, gênero e clima, defendendo a união entre Amazônia e Amazônia Azul sob uma visão de justiça socioambiental. A criação das NDCs Azuis, pelo governo brasileiro, marca um avanço importante, reconhecendo o oceano como elemento essencial da ação climática.
O GT COP30 reúne especialistas e organizações parceiras para fortalecer a presença do oceano e das mulheres nas negociações globais, promovendo produção de conhecimento e propostas de políticas públicas.
O documento elaborado pelo GT reúne iniciativas lideradas por mulheres em territórios costeiros, destacando como o protagonismo feminino e as soluções locais impulsionam metas globais de mitigação, adaptação e transição justa. A Liga reafirma, assim, seu compromisso com uma regeneração guiada pela escuta dos territórios e pela valorização dos saberes tradicionais.
Essa integração entre GTs da Liga reforça a visão colaborativa que orienta ambos os grupos: fortalecer o protagonismo feminino e garantir que as vozes das mulheres do mar sejam ouvidas nas discussões que antecedem a COP30, em Belém do Pará. A pausa nas atividades do GT Década não representa interrupção, mas sim um reagrupamento de forças — um “respiro estratégico” em prol de um objetivo comum: inserir o oceano de forma estruturante na agenda climática brasileira.
Ao somar expertises e ampliar o olhar sobre o território costeiro, o GT Década reafirma seu compromisso com a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021–2030) e com a transição justa e regenerativa que o GT COP30 vem impulsionando.
Juntas, as duas frentes fortalecem a presença do oceano, da ciência e das mulheres nas decisões que moldarão o futuro climático do país, provando que a pausa também é avanço, quando se faz em rede e com propósito coletivo.

Elisa Homem de Mello é formada em Comunicação Social/UNESP Bauru, pós-graduada em Detrito Marinho/OU NL e Economia Circular/TU Delft. Há mais de duas décadas escreve sobre sustentabilidade na EBVB. Na Liga, desde 2020, colaborou com vários Projetos e Campanhas, já foi Coordenadora, e atualmente, colabora com a produção da Newsletter da Liga das Mulheres pelo Oceano.





The online leave management system of UP Manav Sampada simplifies the process for government staff, including teachers, allowing them to apply for various leave types directly from the portal or the m-STHAPANA app. The system automatically tracks leave balances and approval status, making the entire experience far more streamlined and convenient.