top of page
  • Isabela Moreira

O que oceano e clima tem haver com seu alimento?

Atualizado: 5 de ago. de 2021

Já parou para pensar o que o oceano e o clima tem a ver com o seu alimento?



O Oceano contribui para nossa alimentação através do fornecimento de produtos pesqueiros, que são fundamentais para a segurança alimentar da população brasileira. Mas, acredite, a contribuição do Oceano para a nossa alimentação vai muito além disso: o Oceano interfere diretamente na quantidade e frequência de chuva no país, afetando a irrigação das plantações e a atividade pecuária. Tá tudo conectado!





Ao afetar o funcionamento do Oceano, as mudanças climáticas afetarão a produção de alimentos no Brasil e no mundo. E isso possivelmente vai diminuir a qualidade e acesso aos alimentos, afetando a Segurança Alimentar e Nutricional da população. Acontece que a desigualdade de gênero, raça e classe social também se revelam na fome e desnutrição.





Historicamente, mulheres, principalmente as negras e de periferia, possuem menos acesso à terra e ao território, financiamentos, educação e empregos, vivendo também limitações para suas liberdades pessoais e autonomia econômica: se a chance da insegurança alimentar aumentar é para todos, imagina para as mulheres.




Proteger o Oceano e pensar nos impactos das mudanças climáticas é aumentar a segurança alimentar! Nessa luta precisamos que as diferenças de gênero, raça e classe social sejam consideradas. Precisamos que as mulheres sejam ouvidas em sua diversidade e vistas como agentes da mudança, como portadoras de novos paradigmas na construção da soberania e segurança alimentar e nutricional também através da proteção do oceano!





Bora apoiar algumas iniciativas? Se puder doe, se não puder, compartilhe!

Conhece mais algum movimento que atua pela segurança alimentar? Conta aqui pra gente.











140 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page