top of page
  • Isabela Moreira

Resíduo plástico virando arte.

Atualizado: 26 de jul. de 2021

Aurora Robson é uma artista canadense-americana que trabalha com esculturas, instalações, pinturas e colagens com foco em temas relacionados ao meio ambiente. Seu foco principal d é criar obras feitas com plástico retirado dos ecossistemas, interceptando o fluxo de resíduos e os redirecionando para a arte antes de ser enviado para reciclagem.

Enquanto seu trabalho inicial era com plásticos domésticos comuns, como garrafas de água e tampas, atualmente ela está focada em esculturas feitas com plástico industrial. Ela também pinta e cria colagens tridimensionais feitas com lixo eletrônico e embalagens em excesso.


Em 2008, Robson fundou o Project Vortex, uma organização sem fins lucrativos integrada por artistas, designers e arquitetos de todo o mundo que também usam o plástico interceptado como matéria-prima ou inspiração de suas obras. A organização se esforça para conscientizar sobre a poluição plástica e incentivar a limpeza das vias navegáveis. Para conhecer melhor o trabalho dela, recomendamos fortemente a palestra que a artista fez no TedxPeachtree! Intitulada "Trash+Love", essa palestra introduz um curso, ministrado pela artista para a gestão criativa em instituições acadêmicas, que teve como objetivo inspirar outras pessoas a olharem para o lixo de uma forma diferente: ao invés de descartá-lo, criar arte.

Sabemos que atualmente temos um problema ambiental muito grande relacionado a quantidade de plástico consumido. Isso se dá principalmente porque o plástico é amplamente utilizado, muitas vezes em produtos descartáveis, porém tem uma durabilidade de mais de 100 anos: como a minoria dos resíduos vai para a reciclagem, grande parte do plástico fica à deriva no meio ambiente por centenas de anos, causando diversos problemas relacionados à poluição.

Existem inúmeras formas de se reaproveitar os resíduos plásticos. Ao transformar plástico interceptado em obras de arte maravilhosas, Aurora nos traz não apenas esperança, mas também um exemplo perfeito de uma forma criativa e completamente diferente que o plástico pode ser reutilizado e reaproveitado em um novo objeto.

Essas imagens são exemplos das suas artes criadas. Se você se interessou e quer saber mais, entre no site oficial da artista Aurora Robson.

167 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page