top of page
  • Isabela Moreira

Você sabe o que é a Década do Oceano?

A Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu que entre 2021 e 2030 o mundo viverá a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. O objetivo é promover um oceano acessível, conhecido e valorizado por todos.

As metas da década do Oceano são:

Um oceano limpo;

Um oceano saudável e resiliente;

Um oceano previsível;

Um oceano seguro;

Um oceano produtivo e explorado de forma sustentável;

Um oceano transparente e acessível;

Um oceano conhecido e valorizado por todos.


Ilustração, https://rederi.no/.

Para contribuir com esse importante movimento global, a Liga oficialmente faz parte desse movimento e criou um Grupo de Trabalho que conta com mais de 80 mulheres de todas as regiões do país. De acordo com as afinidades e expertises de cada participante, o GT atua nas seguintes frentes: Comunicação; Educação; Eventos; Ciência; & Iniciativas privadas. Nos próximos dez anos, o mundo volta suas atenções para este que é vital em nossa existência: o Oceano e seu desenvolvimento sustentável. A ideia é mobilizar cientistas, gestores, políticos e toda a sociedade a protegerem o oceano que, apesar de cobrir 71% da superfície do planeta Terra, é pouco conhecido e conservado. Ao longo desta década, estão sendo discutidas e tomadas ações para a saúde e sustentabilidade do Oceano, de forma a garantir o bem-estar dos mares e da humanidade. Olhando para nosso planeta azul, foi produzido pela Rare Brasil em parceria com a @unescobrasil o vídeo oficial de lançamento da Década no Brasil. Com a narração de Mateus Solano, o vídeo mostra as ameaças e a importância de conservarmos este bem precioso e inestimável. Muitas entidades e profissionais estão engajados nesta década essencial para a Ciência Oceânica, como @mctic, @maredeciencia @unifespoficial, @unescobrasil, @pauli_chamorro, @germanabarata, @fundacaogrupoboticario, @catedraoceano e @rare_brasil. Oceano é vida. Nossa vida depende do Oceano. Convidamos vocês a assistirem ao vídeo e compartilharem em suas redes. Vamos fazer crescer esta onda por um oceano saudável e sustentável. #DecadadoOceano #culturaoceanica #oceano a #ligadasmulherespelooceano


Todo mês vamos publicar em nossa newsletter um desafio a ser superado durante a Década da Ciência Oceânica divulgando o trabalho de uma das mulheres que vem atuando nessa frente. Imperdível! Se interessou e quer receber a nossa newsletter?

É só acessar se cadastrar através do nosso BLOG!


643 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page