Vozes do Mar

Logo Vozes do Mar: um rosto feminino de perfil olhando para a direita, com cabelos longos que na altura do ombro estão na horizontal formando ondas do mar. Há um balão de fala no canto superior direito, como a fala da figura humana, e um peixe sobre as ondas/cabelo

Como podemos facilitar a conexão de redes de mulheres da pesca artesanal costeira no Brasil?

Queremos entender os desafios que essas mulheres enfrentam para lidar com o preconceito de gênero e o impacto das mudanças climáticas na atividade pesqueira e ampliar suas vozes nos espaços de discussão sobre pesca, gênero e combate à emergência climática.

Ao trabalhar em conjunto com as mulheres, o projeto VOZES DO MAR apoia um dos grupos mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas, e busca criar um caminho para a inserção desse público em futuras discussões com o governo e ciência que possam apoiar e debater soluções para desafios atuais e futuros.

Agenda 2030

Este projeto contribui com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:

Quem são as mulheres da pesca artesanal costeira

As mulheres da pesca são muitas vezes invisibilizadas e negligenciadas, apesar de estarem PRESENTES, e serem FUNDAMENTAIS na cadeia produtiva da atividade. A mulher da pesca atua na captura, processamento e venda do produto pescado, na manutenção e operação dos equipamentos de pesca, seja do barco, do motor ou da rede. Além disso, ela desempenha um papel importante na transmissão da cultura e manutenção do vínculo de novas gerações com a atividade e vem, cada vez mais, assumindo um papel de liderança em grupos, movimentos e associações que atuam em prol dos direitos dos povos do mar.

AllRose.png

Conheça as redes com quem conversamos

VozesMarBrasil.png

Iscas de Conhecimento


Também faz parte do nosso projeto facilitar o acesso e compartilhamento de informações sobre mudanças climáticas.

No botão abaixo você pode conferir materiais que estamos reunindo para ajudar na identificação de soluções mais eficientes e resilientes para o combate dos impactos das mudanças climáticas a partir de estratégias comunitárias.
 

Quer participar?

buble.png

Se você é uma mulher envolvida com a pesca marinha artesanal, faz parte ou conhece alguma rede de mulheres envolvidas com a pesca marinha artesanal, ou tem interesse no tema e gostaria de receber notícias e colaborar com o projeto, entre em contato com a gente e nos conte um pouco do seu interesse no projeto!  

Apoiadores

Este foi um dos projetos premiados no Challenge Prize desenvolvido durante o workshop