top of page
  • Foto do escritorColaboradoras da Liga

Dia de Iemanjá

Iemanjá, Mãe de todos os peixes, padroeira dos pescadores, sereia e filha de Olokum, considerada a Orixá dos mares, além de estar relacionada à alegria, generosidade e ao amor, é uma das mais queridas divindades africanas das religiões Umbanda e do Candomblé.


O significado de Iemanjá é “mãe cujos filhos são peixes”. Considerada a Deusa das Águas e segunda a lenda, é ela quem decide o destino de quem adentra seu reino marítimo: praias, enseadas, golfos e baías.



A tranquilidade do mar e a ocorrência de tempestades também estão sob o seu domínio.

No Brasil é considerada como a “Afrodite brasileira”, a deusa do amor a quem recorrem os apaixonados. Seu culto foi trazido ao Brasil nos séculos XVIII e XIX pelo povo iorubá. Além disso, foram atribuídas duas características notórias para Iemanjá: a de rainha que controla as marés, das quais depende a vida do pescador; e também a de personagem sedutora, que atrai o pescador para amá-lo ou matá-lo.


Hoje também é o Dia Mundial das Áreas Úmidas, ecossistemas variados e importantíssimos para a vida natural. De zonas marinhas e costeiras até continentais. Salve!


Essa imagem linda é da artista Rita Wainer !

144 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page