top of page
  • Foto do escritorColaboradoras da Liga

Especial Dia do Mar: Uma história de superação e conexão



Sou a Violeta, vivo no Cabo Espichel em Sesimbra.

Rodeada de mar, celebro hoje o Dia Nacional do Mar (em Portugal) e agradeço por TUDO que me tem ensinado, pelo caminho que abriu em mim. Sinto ondas de Gratidão! Sou um canal do Oceano e dou voz à água, sou uma ponte entre o ‘mundo humano’ e o ‘mundo aquático’.


Ao longo de 25 anos vivi afastada do mar. Sempre tive muito medo de ondas, pois quando era criança com 7 e 8 anos tive dois episódios de afogamento, e fiquei com muito medo da água. Mas continuei a sentir o seu chamado dentro de mim, sempre tive muitas memórias e sonhos onde voava debaixo de água… Desde os 19 anos tinha um sonho de aprender a dançar no mar profundo e de um dia dançar para as baleias. Mas não sabia nadar, até há 4 anos.


Foi em 2016 que me enchi de coragem e fui sozinha até à Tailândia, para ultrapassar o meu medo e aprender a nadar e dançar no fundo do mar. Lá na Tailândia participei num encontro de dança aquática, foi uma experiência transformadora que mudou o rumo da minha vida. Durante essa viagem recebi um Sonho, uma visão e um nome - OCEANS and FLOW. Desde aí tenho seguido esse flow e nunca mais parei, num mergulho cada vez mais fundo.


Descobri o mergulho livre e a terapia aquática, o meu maior medo da água virou paixão e missão! Nunca imaginei que por trás do meu maior medo eu iria encontrar tudo aquilo que sempre desejei - ter uma vida com propósito e significado.

Tenho seguido a água e para onde ela me leva: fiz 30 viagens de pesquisa aquática nesses 4 anos, participei em dezenas de cursos e conectei com pessoas que trabalham com a água de várias formas, desde atletas, cientistas, terapeutas, herbalistas, mergulhadores, anciãs de uma tribo aquática, artistas e bailarinos, sea coaches, sempre aprendendo um pouco mais sobre essa conexão tão especial que podemos desenvolver com a água, e como eu poderia fazer chegar estes conhecimentos e práticas ancestrais a mais pessoas. Reuni então todas essas inspirações num conjunto único de ferramentas, e comecei partilhar.


Abriu-se o caminho para nascer a Oceans and Flow, comecei conduzir experiências por terra e água, em viagens. Ganhei uma nova consciência da minha responsabilidade ambiental. A cada viagem e experiência que vivo, a minha ligação com o mar vai sendo cada vez mais forte. É uma sensação de estar de volta às origens! No mar é onde me sinto ‘em casa’.


Iniciei um movimento - Cultura do Movimento Aquático / Aquatic Movement Culture - uma comunidade internacional de amantes do mar e da natureza, focada na pesquisa do movimento aquático. Partilhamos terapias aquáticas, danças no oceano, bodysurf, freediving, ecologia profunda, dragon dreaming na água e educação ecológica, um movimento aberto a qualquer pessoa e nível de experiência. Partilhando uma mensagem de valorização da água, ajudamos a relembrar a sabedoria aquática que todos nós temos, e conexão com os nossos sonhos mais profundos. Procuro criar pontes entre as várias pessoas que passam pelas nossas viagens e sessões aquáticas. Apoiamos novos projetos que surgem impulsionados por essas vivências.


Organizo desde 2016 viagens aquáticas em 4 ilhas - nos Açores, Tailândia, Grécia e Brasil. Juntamente com uma equipe internacional inspiradora e experiente, criamos viagens únicas com várias práticas com a natureza, nas quais a água assume o papel principal, servindo como base no desenvolvimento de diversas atividades de sensibilização e conscientização pela biodiversidade animal e vegetal.


Ao longo de cada viagem vamos aprofundando a relação com a água na Natureza, como um espaço de aprendizagem onde mergulhamos nas nossas emoções, sonhos e paixões, despertando afetos e cuidados. Faz parte da nossa essência cuidar daquilo que amamos, e só amamos aquilo que conhecemos e vivenciamos. Essa é a grande chave para a transformação e mudança - quando conhecemos, sentimos e vivemos o mar.


Ao longo desses 4 anos realizei 7 edições Oceans and Flow tivemos 110 participantes nas viagens vindos de 27 países, e desde então nasceram lindos projetos aquáticos dentro dessa comunidade.


Envolvendo a comunidade, criando awareness Em simultâneo com as viagens aquáticas, produzo juntamente com uma equipe de fotógrafos e um cineasta, Gustavo Neves / Peregrinus Studio, conteúdo audiovisual como forma de eternizar a mensagem que nos move e atingir um público maior. A escuta profunda da Natureza através da água e a sua compreensão como meio para encontrar formas de vida mais sustentáveis, estão no foco das fotografias e dos filmes que produzimos.


Ao longo das nossas 7 edições, realizamos 8 filmes, que estiveram presentes em 36 festivais internacionais de cinema de Ecologia, Aventura ligado aos Oceanos, Dança e Turismo sustentável. A convite do Cine Eco Seia, representamos os Açores, com o filme “Dancing with your Dreams”, no 8º Fórum Mundial da Água, em Março 2018, em Brasília, e recebemos o prémio de Melhor Documentário eleito pelo público no festival de cinema Green Nation, realizado durante o Fórum Mundial da Água.


Partilho o filme da nossa primeira viagem aquática realizada nos Açores em 2016, onde esse sonho começou.


Em 2018 iniciei a criação e produção de uma série aquática, partilhando histórias de pessoas incríveis que fui conhecendo ao longo deste caminho aquático. O 1º episóodio MERAKi foi filmado na Grécia na pequena ilha de Amorgós, onde cresceu Jacques Mayol, e onde Luc Besson filmou ‘Imensidão Azul’. Trazendo essa essência de viver com ‘meraki’, partilhamos uma mensagem de ecologia profunda.


Nesse momento no meu dia-a-dia realizo sessões aquáticas num templo aquático em Sintra, e conduzo trilhos de iniciação ao mundo aquático no mar de Sesimbra. Estamos a editar o 2º episódio da série - ‘Song for Atlantis’ que será lançado no próximo ano, e estamos a preparar um programa de educação ecológica subaquática para jovens - o Programa Atlantis. Em 2021 voltamos ao mar, com duas viagens a bordo de um veleiro pelas ilhas dos Açores.

Grata por fazer parte da Liga de Mulheres pelo Oceano, um movimento que me fortalece e inspira. Que possamos juntas criar e amplificar cada vez mais ondas positivas de consciência, esperança, transformação, mudança, Ação e muito AMOR pelo mar e pela vida!


Créditos: Raiz de Portugal, Suahuatica, SaiZen e Peregrinus Studio

@ violetalapa @ oceans and flow









518 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page