top of page
  • Foto do escritorPaulina Chamorro

II Avaliação Global do Oceano

Por Leandra Gonçalves


Para dar continuidade ao lançamento da Década do Oceano e todos os eventos que acontecem hoje, 20 de abril: nesta quarta, 21 será lançada a II World Ocean Assessment (II WOA | em português, II Avaliação Global do Oceano). Esta avaliação é resultado do Processo Regular de Avaliação Global do estado do ambiente marinho, incluindo aspectos socioeconômicos. É o mais recente resultado de avaliação integrada do oceano em nível global, um esforço coletivo, interdisciplinar de mais de 300 especialistas. Ela fornece informações científicas de forma abrangente e integrada para apoiar decisões e ações para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em particular o ODS 14, bem como a implementação da Década do Oceano. A apresentação do IIWOA é amanhã., às 11hs no horário de Brasília. Acompanhe pelo site


Como para nós da Liga das Mulheres pelo Oceano é importante reconhecer o papel das mulheres nas ciências marinhas e nos assuntos relacionados ao mar, notamos que ainda temos uma longa caminhada pela frente. Apenas 28% dos cientistas envolvidos na avaliação global são mulheres. A porcentagem melhorou um pouco com relação à primeira Avaliação Global do Oceano (23%). Essa porcentagem melhora para os participantes de países da América Latina e Caribe, onde metade são mulheres. No Brasil, dados indicam que 38% dos pesquisadores são mulheres.


Sabemos que não há outro caminho para alcançar a transformação para a sustentabilidade do oceano, senão promover a inclusão de todos os gêneros, raças e etnias. Também é um longo caminho a percorrer para alcançar o que é almejado pela Década do Oceano - um oceano limpo e saudável! Precisamos de todo mundo, não há tempo a perder!


O evento de Lançamento da II Avaliação Global do Oceano contará com a presença:

Antonio Guterres, Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que abordará como a II WOA pode auxiliar na construção de uma relação mais saudável entre a humanidade e o oceano;

Vladimir Ryabinin, Secretário-Executivo da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI-UNESCO), que abordará a importância da II WOA para a ciência no contexto da Década do Oceano e Representantes da juventude, que abordarão como a relevância da II WOA para as futuras gerações. Importante acompanharmos!


79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page