top of page
  • Foto do escritorColaboradoras da Liga

Liga Convida: Outubro Rosa

Por Júlia Sannazzaro


O cuidado com o corpo da mulher


Olá! Sou a Dra. Júlia e desejo conversar um pouco sobre os cuidados que as mulheres devem ter com seus corpos, principalmente em relação ao câncer de mama. É muito importante que toda mulher conheça seu próprio corpo e faça o autoexame regularmente. As visitas ao ginecologista também são indispensáveis. Lembre-se que, o seu corpo está em constante mudança e, por isso, você deve estar sempre atenta.


É importante entender que o câncer de mama não é uma sentença de morte. Com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, as chances de cura são muito altas! Mas, para isso, é preciso que você conheça bem seu corpo, sabendo identificar qualquer alteração, inclusive, no aspecto e no toque das mamas.


Compreensão melhor do corpo da mulher


Para uma compreensão adequada do seu corpo, o autoexame é um recurso simples e fundamental. Você pode fazê-lo durante o banho, na frente do espelho ou até mesmo deitada. O objetivo é identificar qualquer alteração, como a presença de caroços, retrações da pele, secreções anormais, alterações na cor e no tamanho da mama.


Vale ressaltar também a importância da mamografia. Trata-se de um exame de imagem que permite visualizar o interior da mama e, assim, detectar a presença de nódulos ainda pequenos, muito antes que possam ser percebidos ao toque. Conforme a recomendação atual, a mamografia deve ser feita anualmente, a partir dos 40 anos.


Além disso, é fundamental ter um estilo de vida saudável, que inclui uma alimentação equilibrada, a prática regular de atividades físicas, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo e evitar a obesidade. Lembre-se que seu corpo é sua casa, um santuário que deve ser preservado e cuidado com todo o carinho.


Importância do Outubro Rosa


Para lembrar e ressaltar a importância do cuidado com a saúde da mulher, foi criado o outubro Rosa, um mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama. Durante esse período, instituições de saúde, organizações não governamentais, empresas e até mesmo monumentos históricos de todo o mundo se iluminam de rosa para lembrar a todas as mulheres da importância da prevenção e do diagnóstico precoce.


O outubro Rosa não é apenas uma campanha, é um movimento global de amor à vida! Ele nos lembra que, ao se tocar, ao se conhecer, ao se cuidar, cada mulher tem nas mãos a poderosa arma da prevenção! Na luta contra o câncer de mama, a prevenção é a chave, e o autoconhecimento pode fazer toda a diferença.


O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum em todo o mundo, representando cerca de 1 em cada 3 casos de câncer diagnosticados em mulheres no Brasil. São esperados 74 mil casos novos ao ano, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), mas nem todas as mulheres receberão o diagnóstico, por não realizarem exames de rotina ou não procurarem assistência médica ao sinal de alterações nas mamas.


Então, que tal aproveitar esse mês para falar com suas amigas, irmãs, mães, avós sobre o câncer de mama? Para incentivá-las a fazer o autoexame, a marcar aquela consulta com o ginecologista que sempre é adiada ou até mesmo a fazer a tão necessária mamografia. Vamos espalhar a palavra, pois, em relação ao câncer de mama, informação é poder!


Lembre-se, amar-se é prevenir-se. E prevenção é sempre o melhor caminho!


Sobre a autora:

Júlia Sannazzaro é médica pós-graduada em nutrologia, longevidade e tricologia. Também é médica do mergulho.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page