top of page
  • Isabela Moreira

LIGA no DISCORD






Nosso movimento chegou de mansinho e, pra nossa alegria, em pouco tempo milhares de mulheres se juntaram à Liga. Assim, apareceu o desafio de conectar essas pessoas maravilhosas e cheias de energia para cuidar do Oceano.









Tentamos diferentes ferramentas sem sucesso:

  • No grupo de emails muitas não conseguiam acompanhar

  • No whastapp não caberiam todas

  • No grupo de facebook o algoritmo acaba não mostrando todas as mensagens e eles podem apagar mensagens sem nem nos avisar

  • No telegram seria uma loucura um grupo para todas ou diversos grupos espalhados


Por fim, optamos pela plataforma Discord, onde temos o servidor da Liga das Mulheres pelo Oceano. Não se assuste pelos nomes novos, é mais fácil do que parece! Já temos várias participantes no nosso servidor e vamos explicar o que é, como você pode ingressar e as atividades que tem rolado por lá.


O que é o Discord?

É um aplicativo, ou plataforma, gratuito que pode ser instalado no seu computador (Windows, Mac ou Linux) , no seu celular (Android ou iOS) ou acessado direto pelo navegador de internet.



Se você já é participante da Liga, aproveita e cria sua conta no Discord: não tem nenhum custo.

Se você ainda não é participante da Liga, não esquece de fazer seu cadastro no nosso site na aba “Faça Parte”.


Qual o diferencial do Discord?

No Discord temos como organizar as conversas em diferentes canais. Por exemplo, podemos ter um grupo discutindo ações na região norte em um canal, enquanto temos divulgações de eventos importantes e informes da Liga em outro.



Além disso, dentro do próprio aplicativo existem “canais de voz” em que podemos entrar para conversar por voz e vídeo.



Também temos bots, que são automações que ajudam a gente a organizar a comunidade. O principal deles no nosso servidor é o bot para fazer o perfil. Assim, todas as participantes que entram na nossa comunidade do discord tem que criar uma “ficha” divulgando o que elas fazem e como estão lutando pelo oceano.



A ficha faz com que a gente conheça melhor umas às outras, mas também ajuda a verificar as pessoas que estão entrando no nosso servidor. Por isso quando você entrar da primeira vez no servidor da Liga, você vai ver apenas os seguintes canais:


Só após aceitar as regras, preencher o seu perfil e ele ser verificado que você conseguirá acessar os demais canais.

Criamos um tutorial em vídeo para explicar em mais detalhes como usar o Discord e o servidor da Liga: https://youtu.be/ICf3-K1VxH4


O que rola lá?

O nosso servidor Discord serve no dia-a-dia com um aplicativo de mensagens instantâneas. Conversamos, pedimos indicação de pessoas e projetos, avisamos de eventos importantes, etc…


Mensalmente temos o CineLiga, que é um cine-debate comentado por participantes da Liga. Já passaram os documentários “Seaspiracy” e “O Custo do Transporte Global”. Dá para aprender um monte sobre o Oceano, seja com o filme, seja com os comentários das participantes. O CineLiga também é um ótimo momento para conhecer as participantes da Liga e os trabalhos que elas fazem.


Lá também temos canais de voz que podem ser usados por todas as participantes para marcar um papo, tomar um café, discutir alguma ação.


Nesse mês de Junho teremos várias atividades especiais relacionadas à campanha “Sente o Clima”, vamos ter um CineLiga sobre Oceano e Clima, bate papos sobre a relação das mulheres com o meio ambiente, entre outras surpresinhas que só vão aparecer para quem estiver por lá.


Como entrar no servidor da Liga no Discord?

Após preencher o cadastro aqui no site da Liga em “Faça Parte”, você receberá por email uma confirmação da sua participação e junto com ela um link de convite para nosso servidor. Acesse o link, crie sua conta no Discord e venha participar da Liga!


Se você já é participante da Liga, disponibilizamos o link do nosso servidor no Discord algumas vezes pela newsletter! Fique atenta nas divulgações do CineLiga! hehe. Caso não queira esperar, manda um e-mail pra gente pedindo o link de convite para o discord!


Se tiver problema com o nosso link de convite, esse guia rápido ajuda a solucionar: aqui.


373 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page