top of page

Vamos lá mulheres cientistas! Chegou a nossa vez!

  • Foto do escritor: Leandra Gonçalves
    Leandra Gonçalves
  • 15 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura



O prêmio tem o objetivo de promover, destacar e reconhecer o trabalho de cientistas brasileiras, identificando mulheres inspiradoras (categoria Cientista Inspiração) e premiando jovens cientistas talentosas e promissoras (categoria Jovem Cientista) no campo das Ciências Marinhas. O prêmio irá homenagear uma pesquisadora sênior que atua como inspiração para as novas gerações de cientistas, e destacar uma jovem cientista. Por meio desse prêmio, pretende-se incentivar a igualdade de gênero tão necessária para a Ciência avançar de forma equilibrada, criativa e produtiva.


O nome do prêmio foi inspirado no pioneirismo da bióloga Marta Vannucci, que nasceu em Florença, em 10 de maio de 1921 e emigrou para o Brasil em 1929. Cursou o Ensino Fundamental no Colégio Dante Alighieri e ingressou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Após concluir seu Doutorado, Marta foi convidada a fazer parte do Instituto Paulista de Oceanografia, ligado à Secretaria de Agricultura e fundado em 1946. Com o professor Wladimir Besnard e outros pesquisadores, conseguiu que o instituto fosse integrado pela USP como unidade de pesquisa, o que ocorreu em 1951.



Foto: IOUSP


A Profa. Dra. Marta Vannucci foi a primeira mulher a ingressar como membro associado da Academia Brasileira de Ciências em 1955. Foi ainda a diretora do IO-USP de 1964 a 1969, tendo negociado a compra e acompanhado a construção do navio de pesquisa Professor Wladimir Besnard. Marta Vannucci faleceu em janeiro de 2021, em São Paulo, aos 99 anos, e, por todos os seus feitos, é a inspiração para o Prêmio para Mulheres na Ciência do Oceano.


Para participar da seleção do Prêmio, acesse o guia de instruções. As inscrições abrem hoje, 15/03, e vão até até 15/05. INSCREVA-SE AQUI.


Não vamos perder a oportunidade de compartilhar com jovens cientistas! E em breve vocês poderão participar da enquete da cientista inspiração. Vem com a gente.



1 comentário


j g
j g
30 de mai.

Estava esperando um voo em Brasília e percebi que três pessoas próximas estavam no celular jogando o mesmo jogo. Acabei puxando papo e eles me contaram que era o famoso jogo do touro. Fiquei intrigado e fui jogar também. Demorei um pouco pra pegar o ritmo, mas quando engrenou, consegui uma sequência de vitórias que me animou a continuar. Hoje já virou parte da minha rotina.

Curtir

© 2024 Liga das Mulheres pelo Oceano

  • instagram
  • facebook
bottom of page