top of page
  • Foto do escritorColaboradoras da Liga

Retrospectiva Liga 4 anos!

Por Bruna Giovanna Augusto Costa


Vamos voltar no tempo e ir para 8 de março de 2019, quando 27 mulheres de diversas regiões do Brasil, se reuniram em São Paulo, com um mesmo propósito, a mesma energia e um só amor: o Oceano. Cada uma trazendo sua bagagem de ideias, fizeram nascer um movimento com ações e debates em prol do Oceano, feito por mulheres e para mulheres.

Encontro de fundação da Liga das Mulheres pelo Oceano em 8/3/2019, em São Paulo/SP.

A Liga das Mulheres pelo Oceano, idealizada pela bióloga Leandra Gonçalves, pela fotógrafa Bárbara Veiga e pela jornalista Paulina Chamorro, tem como objetivo principal atuar nos esforços pela emancipação das mulheres e pela defesa do Oceano e sua conservação, reunindo mulheres de todas as idades, de todos os cantos do Brasil e do mundo, que atuam na linha de frente, na divulgação científica, no conhecimento empírico, no ativismo, no bem-estar e no sustento. Cada uma delas, de forma voluntária, é peça-chave para a construção dessa Rede.

Um ano depois, em 2020, o movimento já contava com mais de 300 mulheres, trocando apoios, informações, conhecendo mais pessoas que também queriam cuidar do planeta, começando pelos mares. Foram realizadas campanhas com hashtags, movimentando a internet sobre assuntos de extrema importância no atual cenário de emergência climática que vivemos. A consolidação dos ideais mostrou que podemos, sim, estar "onde a maré levar"! Assim, no dia 8 março de 2020, rolou o primeiro encontro anual da Liga das Mulheres pelo Oceano, também na cidade de São Paulo.


Infelizmente, com o início da pandemia, veio também o lockdown. Mas os trabalhos continuaram, agora de forma remota. Foram reuniões, entrevistas com diversas pesquisadoras, artistas, mulheres do mar, e tudo online. Assim nasceu o Papo com a Liga, em formato de live no perfil do Instagram. O primeiro programa foi "Reconexão Oceano: da ação para o coração", com Ana Paula Prates e Patrícia Furtado. Em seguida, veio o Liga Convida, com o tema "Oceano e Pandemia. E agora?", escrito por Ana Paula Prates e Paulina Chamorro. Em agosto do mesmo ano, a Liga chegou aos 10 mil seguidores no Instagram, ao mesmo tempo em que era lançada a campanha virtual sobre poluição plástica, com a hashtag #agenteLIGAparaooceano. Foi uma alegria imensa ver tanta dedicação gerando grandes frutos! As ações em paralelo seguiram com força em 2020, como as notas técnicas contra a alteração no CONAMA, a proteção de manguezais e restinga, a pesca de sardinha em Noronha e uma atuação fortíssima de liderança sobre a Lei do Mar (PL6969/2013).


Achou que a gente não ia se ver? Rolaram dois grandes encontros virtuais que atingiram o país inteiro. Foi um ano cheio!


Novo ano, nova missão!

2021 veio ainda com mais potência e com ele, entramos na Década do Oceano. Uma década de grande importância, para se levar a representatividade em massa das mulheres e o oceano. Porém, ainda no início do ano, perdemos uma grande inspiração: Marta Vannucci, a mulher que trouxe grandes contribuições para as ciências marinhas, foi Diretora do Instituto Oceanográfico de 1964 a 1969 e a primeira mulher a ocupar a cadeira titular na Academia Brasileira de Ciências. Deixou um grande legado, e para homenageá-la, a Liga lançou o Prêmio Marta Vannucci para mulheres com atuação de destaque em relação ao oceano, em parceria com a Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano, ligada ao Instituto Oceanográfico (IO) e com o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo. Atualmente, são duas as categorias: Cientista Inspiração e Jovem Cientista. Em setembro, foram anunciadas as vencedoras e nossa primeira Cientista Inspiração foi a Dra. Yocie Yoneshigue Valentin, tendo a Dra. Carla Isobel Elliff, como Jovem Cientista.


Em 2021, seguiram-se as programações virtuais. A Liga realizou, via YouTube, um Happy Hour com música, muita inspiração e até um copo d'água com sal por perto, para matarmos um pouquinho da saudade do Oceano. Neste ano, nasceu a Newsletter, a revista digital da Liga! Sua primeira edição, publicada em 12 de março de 2021, teve como destaques: Papo com a Liga, Blog da Liga e Liga Convida. Além de um resumo da Década da Ciência Oceânica, espaço de interação no Liga Inspira e o quadro E Se Eu Fosse um Animal Marinho Eu Seria… Foi lançada ainda a campanha "Sente o Clima", que mostrou como as mudanças climáticas, o Oceano, os direitos de gênero, raça, justiça e igualdade estão intimamente ligados.


Ano passado, foi um ano de esperança, de reencontros, de abraços apertados e de aniversário de 3 anos da Liga, com direito a reunião presencial! Foi um ano de mais luta, mais mulheres na linha de frente na pesquisa, no Congresso e na Conferência do Oceano da ONU, em Lisboa, onde nossas representantes tiveram a honra de estar perto de outra mulher inspiradora: Dra Sylvia Earle. Foi um momento único, eternizado na memória com a entrega da camiseta exclusiva da Liga à Dra. Sylvia, pelas mãos da Ana Paula Prates e da Paulina Chamorro, que cobriram o evento. Em outubro, a cidade de Santos/SP foi palco do Diálogos da Cultura Oceânica. Durante uma semana, a cidade contou com várias palestras, mesas redondas e eventos por todos os cantos, sobre a importância deste movimento, que representa o ato de reconhecer a relevância do Oceano para o indivíduo e o coletivo. E, claro, a Liga das Mulheres pelo Oceano não ficou fora dessa. E mais uma campanha lançada: "Miopia Climática - Sem O Azul a Conta Não Fecha", que tratou de mostrar cientificamente e com muita descontração a importância de incluirmos o Oceano na pauta Net-Zero, para o enfrentamento da Emergência Climática.


Ufa! Que retrospectiva boa, né?! Quantos sentimentos e lembranças ao olhar para tudo que já passamos e construímos, sempre juntas, cada uma trazendo sempre um pouco de si para somar e, juntas, lutar pela saúde e o futuro do nosso planeta.


Feliz 4 anos a todas!


Sobre a autora:

Bruna Giovanna Augusto Costa é bióloga, educadora ambiental com ênfase em ecologia, manguezal e lixo no mar. Atualmente cursa sua segunda graduação na UNESP, agora voltada para área da educação. Atua como voluntária em mutirões de limpeza de praias, apresentações lúdicas sobre oceanos e manejo de animais silvestres. Membro da LIGA desde 2019, hoje faz parta da nossa Newsletter e é sereia nas horas vagas!


56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page