top of page
  • Foto do escritorColaboradoras da Liga

Retrospectiva newsletter da Liga 2021

Por Tayla Sanchez


Eis nossa primeira retrospectiva sobre os temas e as mulheres incríveis que estiveram conosco esse ano. 2021 foi desafiador para muitas de nós, mas graças aos grandes sucessos da ciência, o desenvolvimento da vacina contra a COVID-19 trouxe esperança para dias melhores.


Lançamos a nossa Newsletter no dia do aniversário de 2 anos da Liga, 8 de março. Neste mês, apresentamos o que seria abordado em cada item da newsletter e fizemos uma chamada para mulheres da Liga que quisessem se envolver com a produção de conteúdo da newsletter.


Em abril, tivemos a triste notícia de que a CPI sobre o derramamento de óleo, ocorrido em 2019 no Nordeste, havia sido encerrada pela perda do prazo de renovação. Um dos maiores desastres ambientais do país sem solução. Também comentamos sobre a Lei do Mar, um projeto incrível para podermos alcançar o uso sustentável dos ecossistemas marinhos. No momento, a Lei 6.969/2013 está pronta para ser votada na Câmara dos Deputados e depende da nossa pressão para fazer essa pauta caminhar no Congresso Nacional! Conversamos com Jana Del Favero sobre os desafios da Cultura Oceânica, bem como com as atletas Roberta Borsari e Virginia Ferraz sobre a relação do esporte e a natureza com a proteção dos oceanos e a sustentabilidade. No Cine Liga ainda rolou o lançamento do documentário Seaspiracy, que dividiu muitas opiniões.


Em maio, tivemos o lançamento da Década do Oceano no Brasil. Esse mês, também contou com um Grupo de Trabalho Clima e Oceano, onde firmamos parceria com a Cátedra Unesco pela Sustentabilidade do Oceano e com o Ilha do Conhecimento para divulgação das iniciativas científicas voltadas para a Década do Oceano. A radialista Patrícia Palumbo bateu um papo com a surfista e cantora Inês Bispo para perguntar de que forma o mar e a música estão intimamente ligados. Convidamos o Instituto Gremar para falar um pouco da relação entre a pandemia e os animais marinhos e conversamos com Débora Rodrigues sobre o Desafio Clima Oceano.


Junho foi de comemoração! O mês foi palco para duas datas importantes para o futuro do planeta: Dia Mundial do Meio Ambiente (5) e Dia Mundial dos Oceanos (8). Lançamos a campanha Sente o Clima para compreendermos a conexão entre clima, gênero e oceano, e participamos do Evento Virtual para Profissionais em Início de Carreira sobre Oceano, organizado pela UNESCO. Nesse mês, rolou ainda conversa com Liana Figueiredo Mendes sobre o desafio de um Oceano Limpo e também com a especialista em Políticas Públicas, Karen Silverwood-Cope, que nos contou como é coordenar as iniciativas para a Década do Oceano no Brasil e sobre a participação de mulheres nesse projeto. Por último, mas não menos importante, a revista científica ECO-Magazine publicou uma edição especial sobre a Década do Oceano e 4 artigos escritos pelas Mulheres da Liga foram publicados.


Em julho, nossa Newsletter entrou no embalo da campanha Sente o Clima e trouxemos a importância de pensar a relação entre gênero, clima e oceano com diversos conteúdos incríveis nas redes sociais. Teve também um bate papo no YouTube com a atriz Fernanda Lima e 3 episódios de Podcast Bota Sal no Clima, em parceria com o EngajaMundo: No Barulho do Mar, Oceano que você veste e Oceano sem S. No Blog da Liga, lançamos figurinhas para o Whatsapp e cartazes lambe-lambe. Já no Instagram, tivemos os depoimentos das mulheres da Liga e suas relações com o mar e posts sobre Mulheres e Justiça Climática; a relação do Oceano, Clima e Segurança Alimentar; a Crise climática e desigualdade de gênero na pesca e outro sobre Oceano e Moda. Ainda batemos um papo com a Berenice Silva e a Tami Ballabiano sobre o universo das oceanógrafas e também trouxemos Lorelay Garcia Gomes, especialista em gênero, desenvolvimento e meio ambiente, para comentar sobre o ecofeminismo. Conversamos com a pesquisadora Fernanda Azevedo, que nos contou da problemática do desafio Oceano Seguro.


Já em agosto, nossa Newsletter foi recheada de conteúdos sobre as Olimpíadas de Tóquio e a relação dos jogos com a sustentabilidade e a equidade de gênero. Lançamos o Liga Acolhe, para falar sobre saúde mental com psicólogas voluntárias e ajudar no bem-estar e acolhimento em tempos incertos de pandemia para participantes da nossa rede. Nesse mês também rolou o lançamento do Sexto Relatório sobre o Clima do IPCC, com dados preocupantes sobre o presente e o futuro do nosso planeta. A Liga foi convidada para uma conversa muito especial com a cantora e compositora Mariana Furquim, sobre arte e oceano, no seu projeto Mergulho com Mariana. O Blog falou sobre a Olimpíada mais sustentável do mundo, onde convidamos a atleta e conselheira da Liga, Roberta Bosari, que nos deu sua percepção sobre a luta por respeito e igualdade nos jogos. E ainda rolou um bate papo com Tatiana Zanari, documentarista subaquática e cofundadora do Projeto Oceano Vivo, que falou sobre o Desafio Economia Azul.


No mês de setembro, mais de 6.000 indígenas se reuniram na Praça dos Três Poderes, em Brasília, para pressionar o Supremo Tribunal Federal a rejeitar a tese do Marco Temporal. Essa tese defende que os povos indígenas só podem reivindicar terras habitadas a partir de 5 de outubro de 1988, quando entrou em vigor a Constituição Brasileira. Nosso Blog trouxe a relação dos Rios, Mares e o Marco Temporal e como todos esses temas estão interligados. Batemos um papo com Paula Montenegro, Rafaelle Monteiro e Lika Souza, que abordam diferentes visões sobre o derramamento de milhares de toneladas de petróleo cru no litoral do país, e o impacto para a fauna e para a sociedade, além do ecoturismo. Convidamos a líder indígena Juliana Amanayara Tupinambá para comentar sobre a tese do Marco Temporal. Quem também comentou foi o advogado e Coordenador Executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Dinamam Tuxá. No Desafio da Década, conversamos com Letícia Cotrim, coautora do Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), para falar sobre um oceano previsível.


Começando a pensar no fim de ano, em outubro trouxemos reflexões importantes: consumo e saúde da mulher. Nesse mês, escrevemos sobre a relação entre saúde dos oceanos e saúde da mulher e convidamos a Dra. Cintia Miyaji, conselheira da Liga e bióloga com mestrado e doutorado em Oceanografia pela Universidade de São Paulo, para falar do consumo consciente de pescado. Nossa parceria com a Ilha do Conhecimento e a Cátedra UNESCO para Sustentabilidade dos Oceanos gerou um webinar, o Evento Oceano Além da Costa. Batemos um papo com a pesquisadora Marina Sissini sobre o desafio da década desse mês: Um Oceano Saudável e Resiliente.


A Newsletter de novembro foi dedicada à Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP 26, um dos eventos políticos e ambientais mais esperados do ano. Visando o enfrentamento das Emergências Climáticas, fizemos questão de ajudar os leitores a ficarem por dentro de tudo o que rolou na COP 26. No episódio do podcast O Tempo Virou, Emergências Climáticas, refletimos sobre as mudanças climáticas. Também trouxemos o Manual Acordo de Paris: um guia para perplexos, a fim de entendermos as negociações da ONU. Abordamos ainda uma compilação do Política por Inteiro, Um oceano de esperança, sobre os avanços da COP 26 e o relatório O Oceano na COP 26, que explorou a conexão entre clima e oceano. Além disso, falamos sobre a importância das mulheres no combate à crise climática, sob o tema Por que as mulheres são protagonistas no combate ao desmatamento e as mudanças climáticas?. Boa nova: Santos, litoral Sul de São Paulo, foi a primeira cidade a sancionar uma Lei de Cultura Oceânica, que prevê a preservação da vida marinha e a inserção de conhecimentos sobre o oceano. Batemos um papo sobre O Oceano da COP 26 com as cientistas Leandra Gonçalves, Mônica Muelbert e Margareth Copertino e convidamos jovens mulheres do movimento Engajamundo, para contar como foi a experiência de participar da Conferência. Para o Desafio da Década, convidamos a pesquisadora Maila Guilhon, que nos ajudou a pensar sobre as Competências e Acesso às Informações.


Ufa, muita coisa mesmo rolou esse ano! Gostaríamos de agradecer a você, que ficou conosco e acompanhou todas as nossas Newsletters bem de pertinho. Obrigada pelo carinho e até 2022, com muitas novidades especialmente para você!

Tayla Sanchez é jornalista e colaboradora de conteúdo da Liga das Mulheres pelo Oceano.

Foto de capa: Engin Akyurt no Unsplash


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page